ATIVIDADES

Plano de atividades da Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja de julho de 2019 a julho de 2020. 

“Más bibliotecas constroem colecções, boas bibliotecas constroem serviços, excelentes bibliotecas constroem comunidades.”
R. David Lankes

  • Literacia na escola
  • Leitura na primeira infância
  • Já sei ler/ Literacia familiar
  • Literacia sénior
  • Para todos!

CRESCER A LER

Público-alvo
Crianças em idade pré-escolar, dirigido aos alunos dos Jardins de Infância do Concelho de Azambuja.

Local
Ambiente digital – envio de vídeo com a dinamização da história.

Contextualização
Pretende-se com este projeto, que todas as crianças do ensino pré-escolar do município de Azambuja, tenham contacto com a dinamização da leitura e que nelas possam participar. Este ano devido à pandemia que estamos a viver, não será possível a realização desta atividade de forma presencial nas bibliotecas, pelo que o projeto decorrerá através do recurso às novas tecnologias. Com este projeto procuraremos desenvolver uma atividade que visa essencialmente a promoção do livro e a criação de hábitos de leitura entre as camadas mais jovens do concelho. Acreditando que este seja um projeto continuado propomos ainda aos educadores um trabalho, em formato digital, referente à história ouvida.

Metodologia
No ano letivo 2020/2021, será trabalhado o livro “O coelho que sabia ouvir” de Cori Doerrfeld da editora booksmile. Esta história foi finalista do Goodreads Choice Awards e pretende sensibilizar as crianças para o “saber ouvir o outro”, de forma muito simples e encantadora, promovendo o sentimento da entreajuda e amizade. A história será contada na biblioteca e será gravada em formato digital, para envio aos estabelecimentos de ensino pré-escolar aderentes. As educadoras receberão um vídeo com a dinamização da história e um segundo vídeo sugestivo de uma música associada à atividade. De forma a manter o contacto entre a biblioteca e o jardim de infância, sugere-se a realização de uma videochamada entre a equipa da biblioteca, os alunos e a educadora. Para quem tenha ligação à Internet esta videochamada deve ser solicitada em data e hora a marcar. Solicita-se, caso seja possível, que seja realizado um vídeo, ou sejam enviadas fotos, dando a conhecer a reação da turma sobre a história ouvida. Nesse vídeo/fotos as educadoras e alunos têm total liberdade, podendo falar sobre a história, os personagens, cantar uma música, fazer um desenho entre outras formas de trabalho digital.

Objetivos
Promover o livro e a leitura;
Contribuir para a formação de futuros leitores; Manter o contato com o publico pré-escolar; Estimular a criatividade;
Promover a divulgação e promoção da Biblioteca enquanto equipamento cultural e de lazer; Criar hábito de colaboração entre o Jardim-de-Infância e as Bibliotecas.

Parcerias
Agrupamentos escolares. A realização deste projeto só será viável com a participação dos educadores responsáveis pelas turmas existentes nos jardins-de-infância públicos e privados.

Duração e datas de realização
Este projeto realizar-se-á durante o ano letivo 2020/2021 e é composto por uma única atividade dirigida a cada uma das turmas do pré-escolar do concelho. A sessão será exibida consoante a disponibilidade da turma e a videochamada será marcada em data a combinar.

Recursos materiais
O livro “O coelho que sabia ouvir” de Cori Doerrfeld Oferta de 1 exemplar a cada turma participante.
Câmara e tripé
Papel cenário, tintas e adereços Webex

Recursos humanos
3 técnicos da equipa da RBMA (1 para dinamizar e 2 para preparação do cenário e para filmar)

Avaliação
Avaliação formal:
Serão entregues fichas de avaliação aos participantes

Avaliação informal:
Recolha oral de opiniões sobre as atividades

Método de divulgação
Divulgação no site e facebook do município Divulgação no facebook da RBMA
Apresentação formal por convite aos agrupamentos e entidades privadas.

Referências
Histórias em Casa por um Final Feliz Miguel Esteves, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=nXdIzHsQsyc
Música sugerida: Panda e os caricas: https://www.youtube.com/watch?v=qn1o8lhNvzI

Responsável pelo Projeto
Ana Luísa Filipe

 

HORA DO CONTO

Público-alvo
Alunos do primeiro ciclo do ensino básico do Concelho de Azambuja.

Local
Ambiente digital – envio de vídeo com a dinamização da história.

Contextualização
Esta atividade desenvolve-se desde a abertura da biblioteca de Azambuja em 2003 e tem como objetivo proporcionar um momento lúdico-pedagógico aos alunos do primeiro ciclo e de habituação à utilização dos espaços das bibliotecas. Este ano, devido à pandemia não será possível receber as turmas nas bibliotecas pelo que iremos privilegiar o ambiente digital e será a equipa da biblioteca a ir à escola virtualmente.
As turmas receberão um vídeo com a dinamização da história escolhida e uma sugestão de atividade associada. De forma a manter o contacto entre a biblioteca e a escola, sugere-se a realização de uma videochamada entre a equipa da biblioteca, os alunos e o docente. Esta deverá ser marcada com a biblioteca.

Metodologia
Será realizada uma dinamização da leitura que será gravada e enviada às escolas. A sessão será exibida consoante a disponibilidade da turma e a videochamada será marcada em data a combinar.

Objetivos
Criar o gosto pelo livro e a leitura nas crianças e jovens. Criar hábitos de leitura aos mais novos.
Estimular o gosto pelo objeto livro. Tornar o livro e a leitura divertidos.
Sensibilizar para a importância da partilha de experiências e leituras. Atrair novos leitores.
Formar futuros leitores/utilizadores.

Parcerias
Agrupamentos de escolas do Concelho de Azambuja

Duração e datas de realização
Ano letivo 2020_2021

Recursos materiais
Livro
Materiais diversos e de apoio Câmara e tripé
Webex

Recursos humanos
3 a 4 técnicos da equipa da RBMA

Avaliação
Avaliação formal:
Serão entregues fichas de avaliação aos participantes

Avaliação informal:
Recolha oral de opiniões sobre as atividades

Método de divulgação
Divulgação junto das escolas
Site do Município
Facebook da Biblioteca
Site da biblioteca

Responsável pelo Projecto
Joanna Whitfield / Cristina Novo

LER POR PRAZER

Público-alvo
Alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico do concelho de Azambuja.

Local
Escolas do Concelho de Azambuja

Contextualização
Aquando da aquisição da leitura existe um grande entusiasmo na leitura de livros pelo puro prazer de ler, simplesmente porque somos capazes de ler. A partir dos 10 anos de idade verificamos um crescente desinteresse pela leitura autónoma e lúdica. Nas salas de aula todas as leituras implicam um trabalho, seja de interpretação de texto seja perguntas gramaticais ou até somente um desenho. Não existe leitura SÓ para ler e ouvir, sem trabalhos associados. Por isso, propomos aos docentes do 1º ciclo e docentes de português do 2º ciclo a escolha de um livro, que não esteja associado ao currículo escolar (metas ou PNL) e a leitura diária e em voz alta do mesmo para os alunos, só pelo prazer de ler e ouvir ler. Sem trabalhos associados. 5 minutos por dia. O livro deve ser escolhido pelos alunos.
A RBMA fará a aquisição do livro que será ofertado à turma e que no final do ano lectivo ficará na biblioteca escolar ou na escola caso não tenha biblioteca. O único feedback que solicitamos do docente é que preencha um breve questionário em conjunto com os alunos no final da leitura.

Metodologia
Seleção da obra de leitura e pedido à Biblioteca Municipal através do formulário enviado ao agrupamento no início do ano lectivo. Leitura diária da obra sem qualquer trabalho associado. Preenchimento de breve questionário. Possibilidade de marcar videoconferência com a biblioteca para breve conversa sobre projeto, livros e leitura.

Objetivos
Criar o gosto pelo livro e a leitura nas crianças e jovens. Criar hábitos de leitura aos mais novos. Estimular o gosto pelo objeto livro. Tornar o livro e a leitura divertidos. Formar futuros leitores.
Diminuição do desinteresse pelo livro e pelas histórias.

Parcerias
Docentes dos Agrupamentos de escolas.

Duração e datas de realização
Ano letivo 2020_2021

Recursos materiais
Livros

Recursos humanos
2 técnicos da equipa da RBMA

Avaliação
Avaliação formal:
Breve questionário

Avaliação informal:
Recolha oral de opiniões sobre a iniciativa

Método de divulgação
Divulgação em reunião nas escolas e SABE e através de ofício.

Responsável pelo Projecto
Joanna Whitfield/ Ana Luísa Filipe

A LER BRINCAMOS E APRENDEMOS  (ALBA)

VER CRONOLOGIA DE ATIVIDADES 'ALBA'

Público-alvo
Crianças entre os 2 e os 5 anos

Local
Ambiente digital – envio de vídeo com a dinamização da história.

Contextualização

A procura por pais, com filhos dentro desta faixa etária, por projetos de promoção da leitura deu origem a este projeto intitulado A Ler Brincamos e Aprendemos (A.L.B.A). Após o sucesso do projeto Mimar a Ler e a fidelização dos pequenos leitores consideramos este projeto como que uma continuação, um prosseguimento do Mimar a Ler. Os pais e os pequenos leitores continuam ávidos de histórias e experiências dando fundamento à continuidade deste projeto.

Metodologia

O projeto destina-se a crianças entre os 2 e os 5 anos acompanhados de um adulto significativo.
Para participar nas sessões será necessário realizar inscrição - que serão aceites por ordem de inscrição no balcão da biblioteca, através do correio eletrónico da biblioteca ou do facebook. Em cada sessão uma nova história será contada, cantada ou dramatizada seguidos de pequenos ateliers para desenvolver a motricidade, a memória e a aprendizagem de conceitos base desta faixa etária tal como os números, as cores e as formas, entre outros.
O objetivo será escolher histórias com temáticas diferentes de modo a poder trabalhar diferentes atividades após a hora do conto e através da diversidade motivar para a leitura partilhada em casa.

Objetivos

Dar resposta ao solicitado, continuidade do projeto Mimar a Ler Apresentar o espaço da biblioteca
Criar hábitos de manuseamento do livro Introduzir o livro e a leitura aos mais novos

Estimular o gosto pelo objeto livro Tornar o livro divertido
Sensibilizar para a importância da leitura partilhada entre adulto e criança Estimular a motricidade e desenvolvimento da linguagem

Duração e datas de realização
Janeiro de 2021 a julho de 2021

Recursos materiais
Livros
Peluches e fantoches
Tecidos de diferentes texturas Música
Panfletos. Instrumentos musicais Materiais recicláveis

Recursos humanos
2 técnicas da RBMA

Avaliação
Será realizada avaliação interna, com as funcionárias das bibliotecas, e externa através de inquéritos aos participantes. A avaliação informal e oral está sempre presente através da conversa com os participantes.

Método de divulgação
Site da CMA Boletim da RBMA Cartazes
Facebook da RBMA

Responsável pelo Projecto
Joanna Whitfield

JOGAMOS À MATEMÁTICA

VER CRONOLOGIA DE ATIVIDADES 'JOGAMOS À MATEMÁTICA'

Público-alvo
Crianças entre os 4 e 10 anos.

Local
Ambiente digital – envio de vídeo com a dinamização da história.

Contextualização

Surgiu a proposta por uma leitora da biblioteca que se disponibilizou em regime de voluntariado para dinamizar uma actividade que estimulasse o raciocínio matemático com jogos inspirados por livros infantis. Prontamente a biblioteca acarinhou a iniciativa que se transformou num enorme sucesso com todas as sessões esgotadas. A promoção da literacia numérica e da literacia familiar foi aliciante e tendo em conta a disponibilidade da Gilda Costa este ano iremos dar continuidade ao projeto em formato digital.

Metodologia

O projeto destina-se a crianças entre os 4 e os 10 anos acompanhados de um adulto.
Para participar nas sessões será necessário realizar inscrição - que serão aceites por ordem de inscrição no balcão da biblioteca, através do correio eletrónico da biblioteca ou do facebook. Em cada sessão um novo jogo matemático será construído a partir de materiais recicláveis. Após a construção o mesmo é testado entre os participantes. Os inscritos poderão levantar o kit para a atividade na biblioteca e depois em casa, através da visualização online de um vídeo poderão construir o seu jogo. Após conclusão do jogo poderão aceder a uma videoconferência para conversar com as dinamizadoras e mostrar o seu trabalho.
O objetivo será promover o raciocínio matemático que tantas dificuldades causa no currículo escolar e ainda promover a literacia numérica e familiar num contexto lúdico-pedagógico informal.

Objetivos

Promover a literacia numérica e familiar Fomentar o gosto pelo “estar” na biblioteca Criar hábitos de manuseamento do livro; Tornar o livro divertido; Sensibilizar para a importância da leitura e participação em atividades partilhadas entre adulto e criança; Estimular o desenvolvimento da linguagem e da literacia.

Duração e datas de realização
Novembro 2020 a julho de 2021

Recursos materiais
Livros
Materiais reciclados Papel
Material desgaste

Recursos humanos
2 técnicas da RBMA

Avaliação
Será realizada avaliação interna, com as funcionárias das bibliotecas, e externa através de inquéritos aos participantes. A avaliação informal e oral está sempre presente através da conversa com os participantes.

Método de divulgação
Site da CMA Boletim da RBMA
Divulgação através do NIRP Cartazes
Facebook da RBMA

Responsável pelo Projecto
Gilda Costa (voluntária)

LEITURAS SÉNIOR

VER CRONOLOGIA DE ATIVIDADES 'LEITURAS SÉNIOR'

Público-alvo
Utentes do Lares e centros de dia aderentes.

Local
Ambiente digital – envio de vídeo com a dinamização da história.

Contextualização
As bibliotecas públicas são hoje centros de informação, educação e desenvolvimento pessoal para toda a comunidade, tendo cada vez mais, um papel social na comunidade local onde se encontram. É essencial a disponibilização dos seus serviços a todos os seus utilizadores. A biblioteca pública deverá igualmente desenvolver a sua função cultural, promovendo a recolha, preservação e promoção da cultura local desenvolvendo programas sobre temas locais e incentivando a tradição oral como meio importante de comunicação.
Neste contexto, surgiu a necessidade de desenvolver uma atividade que fosse ao encontro de um grupo etário com grandes necessidades de informação, comunicação e atividades dos tempos livres.

Metodologia
Devido à presente pandemia provocada pelo novo coronavírus, foi necessário a adaptação da atividade Leituras Sénior para formato on-line. Serão assim realizados vídeos, onde são lidas histórias, contos, poesias ou outros textos.
Serão dinamizados os “Contos de animais com manhas de gente: histórias de tradição oral” de Alexandre Parafita e Contos clássicos da literatura mundial, alternado com a leitura de poesias, músicas entre outros.

Objetivos
Criar e fortalecer hábitos de leitura;
Promover e desenvolver a tradição oral como meio de comunicação; Fomentar a criatividade;
Dar a oportunidade de fomentar novos interesses; Contribuir para o desenvolvimento cultural e pessoal.

Recursos materiais
Livros, revistas, jornais, telemóvel, tripé e computador para envio.

Recursos humanos
1 técnica da RBMA e 1 técnico de animação cultural Apoio dos animadores das instituições.

Avaliação
Solicitou-se às instituições aderentes, o envio de vídeos e/ou fotografias com a reação dos utentes.

Método de divulgação
Divulgação no site e facebook do município Divulgação no boletim e facebook da RBMA

Calendarização das atividades:
Julho 2020 a junho 2021 – Envio do vídeo nas 1ª e 3ª quintas-feiras do mês.

Responsável pelo Projeto
Ana Luísa Filipe

CONCURSO LITERÁRIO DO CONCELHO DE AZAMBUJA

VER CRONOLOGIA DE ATIVIDADES PARA TODOS

Público-alvo
Comunidade escolar e em geral (devem ser naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes do Concelho) com mais de 10 anos.

Local
3 bibliotecas da Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja e bibliotecas escolares

Contextualização
Dirigido à população no seu todo, com mais de 10 anos de idade, este ano decorrerá a décima quarta edição do Concurso Literário que tem como objetivo promover a produção cultural e a escrita de quem reside, trabalha, estuda ou é natural do Concelho de Azambuja.

Metodologia
O Concurso é lançado durante o mês de dezembro com prazo de entrega dos trabalhos até ao final de fevereiro e a entrega dos prémios em abril. É constituído um secretariado composto por membros da equipa da RBMA que entre dezembro e fevereiro recebem e processam os trabalhos entregues, de acordo com as normas do mesmo. De seguida os admitidos e excluídos a concurso são informados. É constituído um júri, composto por professores e autores, que graciosamente avaliam os trabalhos conforme os parâmetros estabelecidos nas normas. Os trabalhos são enviados para o júri em formato digital e de forma anónima, somente com pseudónimo para que exista imparcialidade. Cada modalidade de cada escalão tem 3 membros do júri cuja avaliação é somada e dividida em 3. Os vencedores são apurados através da cotação mais alta. Após os vencedores terem sido notificados procede-se à entrega dos prémios na data prevista e anunciada em dezembro anterior.

Objetivos
Promoção da produção literária no Concelho. Promover momentos dedicados a atividades de leitura e escrita ajustados aos diferentes níveis de competência linguística dos alunos e da comunidade em geral. Estimular o espírito de iniciativa. Valorizar a criatividade. Divulgar produções dos alunos e da comunidade em geral.

Parcerias
Docentes dos Agrupamentos e professores bibliotecários Autores

Duração e datas de realização
Dezembro 2020 – abril 2021

Recursos materiais
Material desgaste

Prémios

Recursos humanos
Equipa da RBMA

Avaliação
Avaliação formal:
Reunião de equipa da RBMA.
Reunião do serviço de apoio às bibliotecas escolares.

Avaliação informal:
Recolha oral de opiniões sobre a iniciativa

Método de divulgação
Divulgação em reunião nas escolas e através de ofício. Site da CMA
Boletim da RBMA Divulgação através do NIRP Cartazes
Facebook da RBMA

Responsável pelo Projeto
Joanna Whitfield/ Ana Luísa Filipe

VISITAS GUIADAS

Público-alvo
Publico em geral.

Local
3 bibliotecas da Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja

Contextualização
Pretende-se dar a conhecer o espaço e as regras da biblioteca como equipamento de cultura, educação e lazer.

Metodologia
As visitas guiadas serão adaptadas aos grupos participantes e serão, numa primeira fase, dinamizadas de forma a dar a conhecer a história do edifício e sua arquitectura. Numa segunda fase pretende-se dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento, atividades, o catálogo em linha e a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja. Numa terceira fase pretende-se falar da freguesia onde a biblioteca se insere e dos seus costumes e tradições.

Objetivos
Contribuir para a familiarização do espaço da biblioteca Dar a conhecer a história dos edifícios e das freguesias
Dar a conhecer o espaço das Bibliotecas, das diferentes salas e respetivos fundos documentais Explicar as normas de utilização das bibliotecas, do empréstimo presencial e domiciliário Introdução de alguns conceitos inerentes à Biblioteca e aos livros
Formar futuros leitores na boa utilização da biblioteca. Tirar dúvidas e expor algumas curiosidades.
Ajudar a pesquisar no catálogo em linha.

Duração e datas de realização
Atividade sujeita a marcação prévia, grupos com máximo de 5 participantes

Recursos materiais Brochuras Marcadores de Livros Livros
Guiões para Jardim de infância, 1º, 2º e 3º ciclo

Recursos humanos
1 técnica da RBMA

Método de divulgação
Boletim e facebook da RBMA

Responsável pelo Projeto
Ana Luísa Filipe / Joanna Whitfield

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